Dicas para seu bebê dormir melhor:

Com a palavra, a Pediatra

O sono do bebê pode ser algo bastante desafiador para os pais, principalmente porque até os 3 meses o bebê constrói uma relação de simbiose com a mãe e não consegue separar que são indivíduos distintos.

Após esse período começamos a ajustar a rotina e com a produção da melatonina a partir dos 5 meses o sono pode se tornar mais tranquilo.

Confira algumas dicas para fazer seu filho dormir melhor:

1- Crie uma rotina! Essa dica pode ser a mais óbvia porém você deve se lembrar que você que irá ensinar todas as características que esse indivíduo necessita e com o sono não é diferente. É preciso treinamento.

2- Estabeleça horários mas lembre se que o sucesso só será obtido com a constância, assim como tudo na vida.

Coloque o bebê para dormir sempre no mesmo horário. As 20:30 h pode ser um bom parâmetro.

3- Promova um relaxamento antes do sono: dê um banho gostoso, coloque a criança para mamar, ligue um som (ruído branco) que você pode achar no Youtube, aplicativos próprios ou aparelhos que já venham com esse som.

4- Crie um ambiente propício para o sono: a partir das 19:00 h já comece a baixar a luminosidade e barulho da casa. Lembre se nada de telas antes de dormir.

5- Após o bebê arrotar ou apenas esperar 20 minutos com ele na posição vertical, deite o bebê no berço! Sim. Se você quer que seu filho aprenda a dormir bem, você tem que pensar no que você está ensinando a ele. Por exemplo: se ele mama e você deixa ele dormir no colo, ele vai querer sempre dormir no colo. Se você deita ele na sua cama, ele sempre vai querer dormir na sua cama… isso porque foi o que você ensinou a ele!

Não estou dizendo que sou contra colo, apego.. nada disso. Pelo contrário! Sempre que seu filho chorar, acolha o e pegue o no colo. Mas se você quer que ele crie uma rotina do sono, após seguir os passos do relaxamento, deite o no berço e vá acalmando ele, pode ser segurando sua mãozinha, fazendo carinho, contando uma história….

O bebê tem que criar uma relação de prazer com o sono e com o seu ambiente de sono! Preste atenção como você está ensinando seu filho. O pediatra deve ser um grande aliado seu não só para curar doenças mas para orientá lo como criar filhos saudáveis incluindo rotinas da alimentação e do sono.

Sobre o autor:

Dra. Nayara Garcia
Dra. Nayara GarciaPediatra
Médica graduada pela Universidade José do Rosário Vellano.
Residência médica em pediatria pela Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto
Pneumologia infantil pela Universidade de São Paulo USP RP.
Educadora parental pelo metodo Disciplina Positiva PDA Brasil
Consultoria do sono e amamentação

Marque uma Consulta

A Equipe do Piumhi Hospital Dia está pronta para lhe atender!

Marque uma Consulta