A Otorrinolaringologia é uma especialidade médica cirúrgica e clínica que visa estudar e tratar as doenças relacionadas aos distúrbios do nariz e seios da face, da garganta e dos ouvidos.
A Otorrinolaringologia se diferencia das outras especialidades médicas por realizar tratamentos cirúrgicos e clínicos e por atender adultos e crianças, homens e mulheres de todas as idades, isto é, desde recém-nascidos até idosos. É portanto considerada uma das mais completas especialidades médicas.
Para ser um médico otorrinolaringologista, é necessário cursar os 6 anos de graduação em Medicina e depois realizar uma Residência Médica de no mínimo 3 anos.
As doenças mais comumente tratadas pelo médico otorrinolaringologista, são, entre outras:
1. Nariz: Rinites, sinusites, desvios de septo nasal, obstruções nasais, aumento das adenóides, hipertrofia de cornetos nasais, pólipos nasais, alergias das vias respiratórias
2. Ouvidos: Otites agudas e crônicas, acúmulo de cerume, perdas auditivas, surdez, zumbido e tonturas, dores de ouvido, perfuração no tímpano.
3. Garganta: Faringites, amigdalites, rouquidão e outros distúrbios da voz, aumento das amígdalas, pigarro, tosse
Além disso, o médico otorrino também é especialista no tratamento de doenças como ronco e apneia do sono, mau hálito, gripes e resfriados, repercussões do refluxo gastro-esofágico na garganta, tosse e distúrbios da deglutição (engasgos), paralisia facial,
Quais exames e tratamentos o médico otorrinolaringologista costuma indicar e realizar?
Os exames complementares mais realizados pelo otorrinolaringologista são os exames de videonasofaringolaringoscopia, videoendoscopia nasossinusal, videolaringoscopia e videolaringoestroboscopia. Esses exames são tipos de endoscopias do nariz e da garganta e que ajudam o médico a entender as mais diversas alterações nesses locais. Estes são exames que podem ser realizados no próprio consultório.
O médico otorrinolaringologista, para realizar a abordagem das mais diversas condições que são objeto de sua atuação, além de realizar tratamentos clínicos, indica e realiza cirurgias das áreas correspondentes.
Dentre as cirurgias mais realizadas na especialidade destacam-se como mais frequentemente indicadas:
Amigdalectomia e adenoidectomia: a remoção das adenoides e amígdalas.
Septoplastia: correção do desvio do septo nasal, que muitas vezes é associada à turbinectomia, que é a cirurgia dos cornetos nasais e ambas visam a melhora da qualidade da respiração nasal.
Cirurgias endoscópicas nasais: realizadas através de videocirurgia, para o tratamento de sinusites crônicas, polipose, tumores nasais e outras condições da cavidade nasal e seios da face
Colocação de drenos nos ouvidos (tubos de ventilação) para o tratamento das otites de repetição
Conheça o Médico Especialista
NOSSOS HORÁRIOS
Segunda – Sexta | 6:30 – 18:00 |
+55 (37) 3412-0075
CONHEÇA NOSSOS MÉDICOS
O PHD Hospital Dia é composto por diversos departamentos e especialidades. O objetivo é uma abordagem completa e interdisciplinar do paciente, otimizando todas as etapas: consultas, exames diagnósticos e procedimentos cirúrgicos.
O PHD conta com profissionais altamente qualificados, referências em suas áreas de atuação, guiados por um mesmo propósito: oferecer um tratamento humanizado de excelência, seguindo um alto padrão ético e de segurança.