Cirurgia de Catarata em Piumhi.

A Catarata:
No olho normal a luz atravessa duas lentes que são responsáveis pela focalização da imagem na retina. Uma lente é a córnea, que compõe a superfície anterior do olho e a outra é o cristalino que se situa atrás da íris e pupila.
Catarata é a perda de transparência (opacificação) do cristalino. À medida que a doença nos olhos avança bloqueia progressivamente a habilidade da retina de perceber as imagens, cores e luz. A catarata é, na grande maioria das vezes, parte do processo de envelhecimento.


Sintomas:
Os sintomas da catarata são o ofuscamento ao olhar as luzes à noite, imagem borrada e perda da percepção de cores. Pode haver uma melhora na visão de perto nos estágios iniciais da doença, já que o cristalino sofre um ligeiro aumento e deixa o paciente mais míope.

Quando remover a catarata:


A CATARATA, QUANDO NÃO TRATADA, PODE LEVAR À PERDA COMPLETA DE VISÃO.

Por ter caráter progressivo, a catarata vai se instalando lentamente, e é comum que as pessoas com mais idade nem percebam a perda de visão em um primeiro momento.
A decisão de remoção é sempre do paciente, acompanhando pelo médico oftalmologista. Mas deve-se começar a pensar na cirurgia de catarata quando atividades diárias básicas, como ler, dirigir ou até mesmo ver televisão, passam a ficar mais difíceis do que deveriam.
Nos estágios iniciais desta doença nos olhos, o problema da acuidade visual pode ser resolvido com o uso de óculos de correção, lentes de contato ou lentes intra-oculares – sendo esta última a melhor opção, entre em contato com a Clínica de Olhos em Piumhi para saber dos tratamentos.

Tratamento cirúrgico:
O único tratamento realmente eficaz contra a catarata é a cirurgia.
A cirurgia da catarata em Piumhi é um procedimento com alto índice de sucesso, desde que não exista outra doença ocular associada que possa também estar comprometendo a visão.
Existem duas técnicas diferentes para este procedimento cirúrgico.

Veja abaixo como cada um deles funciona:

Cirurgia extracapsular:
Também conhecida como facectomia extracapsular é um procedimento mais antigo e invasivo. É geralmente indicada para os casos de catarata senil avançada.
Neste modelo, é feita uma abertura grande no olho para a retirada das partes danificadas do cristalino, e o implante das lentes intraoculares é feito diretamente pela mesma abertura.
Tem um processo de recuperação mais lento, mas a facectomia também tem alto índice de sucesso na recuperação da visão do paciente.

Facoemulsificação:
O avanço da tecnologia permitiu que a técnicas de troca das lentes internas do olho ficassem menos invasivas.
A técnica da Facoemulsfificação utiliza a energia de ultrassom para dissolver e aspirar o cristalino através de uma pequena incisão, em torno de 3mm, que cicatriza rapidamente, não necessitando de pontos e diminuindo consideravelmente as chances de inflamação.
No lugar do cristalino danificado pela catarata é implantada uma lente intraocular maleável, que se dobra para passar pela incisão.
Existe uma grande variedade de lentes intraoculares e o seu médico poderá te ajudar a escolher a lente mais apropriada para você.

Lentes intraoculares monofocais
Estas lentes direcionam os raios de luz a um único ponto de foco, melhorando a visão apenas para uma distância (perto ou longe).
O implante das lentes monofocais não descarta o uso de óculos de correção com lentes multifocais para melhorar, simultaneamente, as visões para distâncias curtas, médias ou longas.
É importante ressaltar que, no pós-operatório da cirurgia de catarata Premium, a acuidade da visão ficará melhor em comparação ao pré-operatório, desde que não exista outra anormalidade ocular.

Lente Intraocular monofocal tórica
Lente monofocal indicada para pacientes com astigmatismo, direcionando os raios de luz a um único ponto focal.

Lentes intraoculares multifocais
São lentes indicadas para os pacientes que precisam corrigir a acuidade visual, tanto para perto quanto para longe. Foram criadas para obter múltiplas imagens retinianas simultâneas.

Lentes intraoculares multifocais tóricas
São lentes multifocais que corrigem a visão para perto e longe, dispensando completamente o uso de óculos. São indicadas para os pacientes que apresentam astigmatismo.

LEMBRETE:
É importante destacar que somente o oftalmologista em Piumhi e região pode avaliar qual o tipo de cirurgia de catarata ou lentes intraoculares serão adotadas, de acordo com o olho de cada paciente.
Para esta avaliação, ele levará em consideração as condições de cada um para, só então, definir qual o melhor tratamento de catarata a ser seguido.

Qual o preço da Cirurgia de Catarata na Clínica no PHD Oftalmologia?

Por ser uma cirurgia personalizada, feita de acordo com as especificações do olho de cada paciente, somente o Médico poderá determinar o preço da cirurgia de catarata em Piumhi, baseado nas consultas anteriores e exames solicitados previamente.
O Código de Ética Médica não permite a consulta, diagnóstico ou prescrição sejam feitos através de meios de comunicação em massa; o mesmo se aplica para a divulgação de valores.
Por isso, você precisará passar por uma consulta com um oftalmologista antes de saber valores.
Ponderações
A cirurgia é hoje um verdadeiro milagre da medicina. Com a colaboração de físicos, bio-engenheiros e oftalmologistas, a moderna cirurgia da catarata em Piumhi MG atingiu um estágio fantástico de sucesso.
Mas é importante que o paciente, candidato à cirurgia nos olhos, entenda os aspectos básicos deste procedimento e se sinta à vontade para discutir com o seu médico suas dúvidas, expectativas e opções.

Agende sua consulta no PHD Oftalmologia e tire suas dúvidas- o diretor técnico Dr. Paulo Henrique Faria Silva lhe ajudará a escolher o melhor tratamento ocular.

Cuide da saúde de seus olhos no PHD Oftalmologia em Piumhi– Minas Gerais, você merece um atendimento de qualidade!

Quem é o Dr Paulo Henrique Faria?

Dr. Paulo Henrique Faria
Dr. Paulo Henrique FariaOftamologista
Médico Oftalmologista Adulto e Infantil
Cirurgias de Catarata, refrativa a laser, Glaucoma, Ceratocone, Cirurgia Plástica de pálpebras e Rejuvenescimento Facial.

Graduado em Medicina pela UFMG
Residência Médica em Oftalmologia CNRM-MEC pelo HGIP/IPSEMG
Fellow em Glaucoma pela Santa Casa de Belo Horizonte
Fellow em Catarata pela Santa Casa de Belo Horizonte
Membro Internacional da Academia Americana de Oftalmologia (AAO)
Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Refrativa(ISRS)
Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia- CBO
Membro da Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa – ABCCR/ BRASCRS

Marque uma Consulta

A Equipe do Piumhi Hospital Dia está pronta para lhe atender!

Marque uma Consulta