Hepatites virais

O que é hepatite?

Hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, pelo uso excessivo de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Quais os tipos de hepatites virais?

As hepatites virais são doenças provocadas por vírus, dos tipos: A (HAV), B (HBV), C (HCV), D (HDV) e E (HEV) e são um grande problema de saúde pública, , destacando os tipos B e C, uma vez que podem evoluir e se tornarem crônicos, causando graves problemas no fígado, como cirrose e câncer.

Como se dá a transmissão?

As hepatites podem ser transmitidas de diferentes formas.

Os tipos A e E, por exemplo, é ocasionado por problemas de higiene sanitária e pessoal, por via oral-fecal.

A hepatite B e C é transmitida pelo contato com sangue (exemplo: agulhas, lâminas de barbear e alicates de unha contaminados) relações sexuais, e contágio intrauterino (quando a mãe transmite para o feto).

A hepatite D depende da presença do vírus da hepatite B para infectar uma pessoa, logo, as formas de contágio são as mesma do tipo B.

Como prevenir?

Tão importante quanto detectar e tratar as hepatites, é preveni-las, pois os prejuízos que elas causam à saúde, como você já viu, não são poucos. Atitudes simples de higiene pessoal e noções de educação sexual podem fazer com que esse problema fique no passado de vez

Algumas medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais:

Saneamento básico

Usar preservativo em todas as relações sexuais;

Exigir materiais esterilizados ou descartáveis

Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure, lâminas de barbear, agulha e, seringas.

VACINAÇÃO

É um direito e é a melhor forma de evitar a hepatite A e B.

SINTOMAS

Os sintomas de hepatite podem incluir enjoo, perda de apetite, cansaço, dor de cabeça e pele e olhos amarelados e os sintomas surgem geralmente após 15 a 45 dias depois de situações de risco como contato íntimo desprotegido, uso de banheiros públicos muito sujos ou compartilhamento de agulhas.

DIAGNÓSTICO

Realizar o diagnóstico precoce das hepatites através de exames laboratoriais é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e suas graves consequências. Manifestações laboratoriais inespecíficas na fase aguda: como alterações no hemograma (principalmente na série branca, leucopenia), as transaminases (TGO e TGP), com valores aumentados, juntamente com manifestações clínicas alertam para que seja feita pesquisa com testes sorológicos específicos para os tipos de hepatite.

Caso esteja procurando um local seguro para realizar este exames, o PHD LAB é a melhor escolha

Marque uma Consulta

A Equipe do Piumhi Hospital Dia está pronta para lhe atender!

Marque uma Consulta