Saltos do desenvolvimento, entenda o que é:

Com a palavra, a Pediatra

Muita gente desconhece esse assunto mas certamente quem tem um bebê já deve ter vivenciado essa fase que causa tanta angústia e preocupação nos pais.

Os saltos do desenvolvimento são períodos de crises nos bebês, em que eles apresentam bastante manha e birras frente a algum desconforto mas que são necessários ao amadurecimento da criança.

Toda crise ocorre porque o bebê vai sofisticando a sua maneira de ver o mundo à medida que vai se desenvolvendo. Ele assimila uma nova situação e entra em desequilíbrio, o que é fundamental para que chegue à etapa seguinte, que é a da adaptação.

Não há motivo para desespero nem necessidade de medicação. Nestes casos uma boa dose de paciência e compreensão dos pais são os requisitos para que todos consigam sair bem desta fase.

Temos sempre que nos lembrar que toda crise é uma excelente oportunidade de crescimento.

A sensação que o bebê tem é como cair em um mundo novo sem muitos recursos para desvendá-lo. O conhecimento é absorvido e as relações se dão principalmente por meio dos sons e do tato. E, nesta fase, toda reclamação vem expressa em choro.

De repente, o cérebro do bebê começa a perceber coisas que ele não era capaz de perceber antes, ou aprende novas habilidades que não tinha.Todas essas mudanças e descobertas trazem sensações e sentimentos desconhecidos, fazendo com que ele se sinta inseguro e perdido, afinal essas mudanças costumam ocorrer repentinamente e o bebezinho ainda não se adaptou a elas. O bebê costuma ficar muito mais carente e manhoso, mamando mais, acordando várias vezes durante a noite e chorando mais do que o normal.

Confira os principais saltos do bebê:

– 1 mês

– 2 meses

– 3 meses

– 4 meses

– 6 meses

– 8 meses

– 10 meses

– 12 meses

– 14/15 meses

– 17 meses

É comum durante essas fases os pais se sentirem apreensivos e inseguros, momentos em que vem a tona questões como: será que meu filho tem dor? Será que meu leite esta sendo suficiente? Nestas horas nada melhor do que ter o pediatra ao lado para orientar de maneira correta como proceder em cada situação e avaliar de perto como está o desenvolvimento do seu filho.

Sobre o autor:

Dra. Nayara Garcia
Dra. Nayara GarciaPediatra
Médica graduada pela Universidade José do Rosário Vellano.
Residência médica em pediatria pela Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto
Pneumologia infantil pela Universidade de São Paulo USP RP.
Educadora parental pelo metodo Disciplina Positiva PDA Brasil
Consultoria do sono e amamentação

Marque uma Consulta

A Equipe do Piumhi Hospital Dia está pronta para lhe atender!

Marque uma Consulta