Junho violeta: mês de prevenção e conscientização do ceratocone.
Com a palavra, o Oftalmologista
O ceratocone é uma doença que afeta a córnea, estrutura que funciona como a lente externa do olho. Nesta doença, ocorre afinamento do estroma (camada mais espessa da córnea) acompanhado de deformação progressiva da mesma, em forma de cone. Ocorre mais comumente na infância e adolescência, sendo relacionada também ao hábito crônico de coçar os olhos. Além disso, é comum a associação com outras doenças, como síndrome de Down, síndrome de Turner, amaurose congênita de Leber, prolapso de valva mitral, retinose pigmentar e síndrome de Marfan.
O diagnóstico é feito através de consulta oftalmológica detalhada. Outros exames utilizados para esse diagnóstico são topografia, paquimetria e tomografia corneana, que podem demonstrar um aumento de curvatura associado a astigmatismo irregular.
Como suspeitar do ceratocone?
* Queixa de diminuição da visão na infância e adolescência;
* Mudança frequente de óculos;
* Hábito crônico de coçar os olhos;
* Alergias (rinite alérgica, sinusite);
* Olhos sempre vermelhos e inflamados;
* Síndrome de Down, Turner, Marfan, amaurose de Leber, Retinose Pigmentar;
* História familiar de ceratocone;
* Em casos de hidropsia aguda (ruptura da membrana de Descemet que pode ocorrer em pacientes com ceratocone gerando um edema corneano agudo), ocorre diminuição súbita da visão com dor, fotofobia (aversão à luz) e lacrimejamento.
* Aumento muito frequente da miopia e do astigmatismo.
Como toda e qualquer alteração ocular, patológica ou não, quando identificada precocemente apresenta melhor prognóstico. Existem tratamentos para o ceratocone, que devem ser recomendados e acompanhados por um especialista.
Em caso de suspeita, procure o departamento de oftalmologia do PHD Hospital Dia @phdhospitaldia. Estamos prontos e preparados para atendê-los!
Tel: (37) 3371 2626 (37) 98831 0259
*Adaptado de cbo.org.br
#ceratocone #cbo #oftalmo # oftalmologia #junhovioleta #phdhospitaldia #keratoconus #astigmatismo #miopia #aneldeferrara #anelintraestromal #transplantedecornea #crosslinking