O que significa a aterosclerose (“gordura nas artérias”)?

Com a palavra, o Cardiologista

A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela formação de ateromas (placas de gordura, colesterol e outras substâncias) no interior dos vasos sanguíneos, podendo causar o estreitamento e obstrução desses vasos, levando a graves complicações de saúde como infarto do coração ou angina, quando acomete artérias coronárias, dor e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas e, por fim, acidente vascular cerebral quando compromete as carótidas. A aterosclerose em geral é fatal quando afeta as artérias do coração ou do cérebro, órgãos que resistem apenas poucos minutos sem circulação adequada de sangue e oxigênio.

Principais fatores de risco:

Hipertensão

Falta de atividade física e obesidade

Diabetes Mellitus

Colesterol alto

Tabagismo

Álcool

Prevenção

As medidas mais importantes são manter um peso saudável, ser fisicamente ativo e ter uma dieta rica em gordura insaturada e com baixo teor de colesterol. Além disso, deve-se ter sempre o controle da glicose sanguínea e da pressão arterial e evitar o tabagismo.

Tratamento:

Todas a medidas preventivas são usadas no tratamento, além de medicações específicas para controlar a pressão arterial, diabetes e o colesterol e evitar a progressão da doença. O cateterismo com a angioplastia pode ser necessário nos casos mais graves.

Sobre o autor:

Dr. Everton Arantes Melo
Dr. Everton Arantes MeloCardiologista
Especialista em Cardiologia: Hospital Felício Rocho – Belo Horizonte. Especialista em Ecocardiografia: Hospital Vera Cruz – Belo Horizonte
Título de Especialista em Cardiologia: Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC/AMB)
Título de Especialista em Ecocardiografia: Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC/AMB)

Marque uma Consulta

A Equipe do Piumhi Hospital Dia está pronta para lhe atender!

Marque uma Consulta