Saltos do desenvolvimento, entenda o que é:
Com a palavra, a Pediatra
Muita gente desconhece esse assunto mas certamente quem tem um bebê já deve ter vivenciado essa fase que causa tanta angústia e preocupação nos pais.
Os saltos do desenvolvimento são períodos de crises nos bebês, em que eles apresentam bastante manha e birras frente a algum desconforto mas que são necessários ao amadurecimento da criança.
Toda crise ocorre porque o bebê vai sofisticando a sua maneira de ver o mundo à medida que vai se desenvolvendo. Ele assimila uma nova situação e entra em desequilíbrio, o que é fundamental para que chegue à etapa seguinte, que é a da adaptação.
Não há motivo para desespero nem necessidade de medicação. Nestes casos uma boa dose de paciência e compreensão dos pais são os requisitos para que todos consigam sair bem desta fase.
Temos sempre que nos lembrar que toda crise é uma excelente oportunidade de crescimento.
A sensação que o bebê tem é como cair em um mundo novo sem muitos recursos para desvendá-lo. O conhecimento é absorvido e as relações se dão principalmente por meio dos sons e do tato. E, nesta fase, toda reclamação vem expressa em choro.
De repente, o cérebro do bebê começa a perceber coisas que ele não era capaz de perceber antes, ou aprende novas habilidades que não tinha.Todas essas mudanças e descobertas trazem sensações e sentimentos desconhecidos, fazendo com que ele se sinta inseguro e perdido, afinal essas mudanças costumam ocorrer repentinamente e o bebezinho ainda não se adaptou a elas. O bebê costuma ficar muito mais carente e manhoso, mamando mais, acordando várias vezes durante a noite e chorando mais do que o normal.
Confira os principais saltos do bebê:
– 1 mês
– 2 meses
– 3 meses
– 4 meses
– 6 meses
– 8 meses
– 10 meses
– 12 meses
– 14/15 meses
– 17 meses
É comum durante essas fases os pais se sentirem apreensivos e inseguros, momentos em que vem a tona questões como: será que meu filho tem dor? Será que meu leite esta sendo suficiente? Nestas horas nada melhor do que ter o pediatra ao lado para orientar de maneira correta como proceder em cada situação e avaliar de perto como está o desenvolvimento do seu filho.